Educar e Criar

Seja Bem vindo, sua participação é muito importante !

Seguidores

24 de setembro de 2011

Uma das minhas participações no Encontro Educared!



Os Emails como canal  didático.

         Pensava-se que os emails simplesmente cumpriam as funções de Correio Eletrônico, e que só substituíam as correspondências formais, antes postadas no Correio convencional, mas hoje sabe-se que a humanidade descobriu outras formas de utilizá-lo, inclusive no meio acadêmico.
           Trabalhando em cursos EAD, pude observar a necessidade de uma comunicação mais atuante com os alunos, e logo alguém teve idéia de criar o email da sala, e isto era o canal de comunicação que os próprios alunos começaram  acessar para rapidamente receberem informações dos conteúdos pedagógicos e tirar as dúvidas  sobre os conteúdos que mais tarde vinham a sentir alguma dúvida.
                         Esses alunos, dos cursos de graduação e pós-graduação, perceberam que através do email, poderiam realizar um curso EAD, mais rico didaticamente,  e ao mesmo tempo sentiam-se mais presentes, porque criavam elos, inclusive com o docente, que muitas vezes só viam um vez, durante o período de um ano.
                         Usando a mesma técnica nos cursos de graduação regulares, pude observar que o email, era um excelente auxiliar na orientações de TCC, criou-se o email da sala, o email dos grupos, por assuntos do TCC, e todos ao mesmo tempo ficavam sabendo as atualizações dos conteúdos, as últimas pesquisas do colega, e as minhas observações e correções, paralelamente, os próprios colegas também iam se incumbindo da leitura e da correção.
                         É um trabalho  interativo, onde todos recebem as contribuições  ao mesmo tempo , como os capítulos são divididos  entre eles, ninguém fica sem saber o conteúdo que o outro está desenvolvendo, desta forma todos participam da criação e da elaboração do  material direta e indiretamente.
                         É um trabalho que requer dedicação, dinamismo e exige sua presença atuante no processo, porque assim como cobramos, os alunos também cobram a partir do momento que colocam sua dúvidas, anseios e conteúdos  para análise e posteriores orientações.
                         Percebi que esta forma de trabalho faz a diferença, quando o assunto é atividade coletiva ou em   grupo, por estabelecer um elo maior com a turma e  transformar aquelas poucas aulas, em um período produtivo que ultrapassa os limites da sala de aula, onde as fronteiras respondem por um produto de qualidade.

                                   Irene Fonseca
·         (imagem: email.jpg)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e suas dúvidas.
Responderei assim que possível.
Obrigada pela visita.