Educar e Criar

Seja Bem vindo, sua participação é muito importante !

Seguidores

21 de setembro de 2011

Uma das minhas participações no Encontro Educared!


A Nova Era da Educação.

Hoje é difícil trabalhar em sala de aula, se não for criativo. O avanço tecnológico é um desafio para os professores no século XXI, terceiro milênio, a Era da educação.
Acredito que estamos na  Era da Educação, um momento especial, àqueles que não repensarem suas metodologias estarão superados, mas do que isto, vivemos o momento da Informação, que atinge rapidamente as pessoas que estão sintonizadas no mundo tecnológico e que trazem novidades todos os dias.
Falávamos da Era Industrial e todos ficavam assombrados, quando o mundo das máquinas a vapor invadiram o mundo industrial, os homens temiam perderem seus postos de trabalho, tinham certeza de que seriam substituídos por elas, principalmente quando no século XX, Frederick W. Taylor, consagrado “Pai da Administração Científica, deu sua contribuição para a Administração, criando métodos científicos cartesianos, que refletiriam no mundo inteiro por apresentarem eficácia operacional nas empresas industriais.
A Era digital vem acompanhada da velocidade de informações, num mundo globalizado, e o poder de interação contribui para novas contribuições científicas que acompanham a velocidade das informações do momento atual.
Lembro perfeitamente que na década dos anos 70, o ensino de 2° Grau (atual ensino médio), tinha uma disciplina chamada: Mecanografia e Processamento de Dados, e os professores que atuavam nessa disciplina, não tinham nem máquinas de datilografar,  nem computadores, o que  os levava a pegarem um livro didático da área e dar as informações contidas, sem muito comprometimento.
No ano 2000, nas escolas que ministrava cursos, quando solicitava utilizar o laboratório de informática, diziam:- o laboratório é prioridade dos professores de informática, pode usá-lo, mas se alguém da área entrar, você e seus alunos deverão sair, e mesmo assim havia resistência para liberá-lo.
Recentemente tive a mesma dificuldade, ao utilizar o Laboratório de Informática, nas minhas aulas de Planejamento e Desenvolvimento de TCC. Mas o pior, foi ministrar curso numa Instituição de Ensino Superior, que mantinha todas as carteiras pregadas  no chão, eu esclareci que queria trabalhar em circulo, e ouvi a o seguinte esclarecimento: temos só uma professora que pede a única sala em que as carteiras são soltas, quando ela não estiver na casa, você poderá usar a sala.
Estes relatos são para demonstrar que as mudanças na área educacional, precisam ser trabalhadas meticulosamente, coletivamente e conscientemente.
O Encontro Educared, é simpósio de conscientização para todos os segmentos da Educação, abre discussões apropriadas e inovadoras, colocando novas práticas metodológicas, demonstrando a importância da reflexão no mundo digital, um mundo que a partir da década de 80, muitas transformações vem trazendo no cotidiano da humanidade.
Ele é Pioneiro, e traz questionamentos importantes, que muito contribuirão para a transição metodológica, um novo pensar sobre o processo ensino-aprendizagem, uma nova luz, para aqueles que tanto pensam após saírem de uma sala de aula, que contribuição posso trazer para melhorar o interesse e o desempenho dos meus alunos?
Mesmo que o Estado e a Sociedade não estejam atentos para esse  novo instrumento, após o Educared, os professores e os gestores da educação, poderão e saberão como justificarem  suas propostas de mudanças, e os governantes deverão pensarem nesta nova possibilidade, quando elaborarem os orçamentos públicos, este é um desafio para a nova Era da Educação.

                                                               Irene Fonseca
 (imagens:inovadorespm.com.br)







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e suas dúvidas.
Responderei assim que possível.
Obrigada pela visita.