Educar e Criar

Seja Bem vindo, sua participação é muito importante !

Seguidores

12 de novembro de 2011

Cadê a tal autonomia?

                                                                                             (imagem: prof.jpg)



O  professor não é consultado em nada, hoje propaga-se a autonomia da escola pública, onde está esta autonomia, num sistema em que tudo vem direcionado pelos órgãos superiores e as  escolas têm que cumprir sem direito de contestar? O professor responde pelo seu espaço em sala de aula, e hoje os cursos de capacitação impõem as metodologias que eles devem utilizar.  Não existe autonomia alguma, eles cumprem os programas das Diretorias de Ensino, respondem pelo fracasso dos  resultados, sem direito a participar da construção do processo em si. Não são valorizados, e na atual sociedade, tornaram-se uma classe marginalizada, por serem sempre taxados como responsáveis pelos baixos rendimentos dos alunos e pela violência social.
A escola é um lócus que deve priorizar conhecimento, autonomia e interação, para que professores e alunos, juntos descubram novas formas de ensinar e aprender, ler e recriar o mundo!
Não existe fórmulas prontas, existe técnicas e metodologias que o educador deve conhecer para aplicá-las dentro dos princípios naturais que o momento impõe e de acordo com os objetivos pré-estabelecidos em sua conduta, para abordagem dos conteúdos.

Irene Fonseca



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e suas dúvidas.
Responderei assim que possível.
Obrigada pela visita.