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21 de março de 2015

Psicopedagogia em Ação!


PSICO PEDAGOGIA – APONTAMENTOS BÁSICOS
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Senadores aprovam regulamentação da profissão de psicopedagogo
Gorette Brandão | 05/02/2014, 11h45 - ATUALIZADO EM 06/09/2014, 18h
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (5) projeto de lei da Câmara dos Deputados (PLC 31/2010) que regulamenta a atividade de Psicopedagogia. Pelo texto, a profissão poderá ser exercida por graduados e também por portadores de diploma superior em Psicologia, Pedagogia ou Licenciatura que tenham concluído curso de especialização em Psicopedagogia, com duração mínima de 600 horas e 80% da carga horária dedicada a essa área.


Uma emenda assegurou ainda a inclusão dos fonoaudiólogos na lista de profissionais aptos a exercer a profissão, após a especialização exigida. Essa alteração foi feita durante o exame da proposta na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), em outubro passado. O relator na CAS, senador Cyro Miranda (PSDB-GO), sugeriu a manutenção do texto como veio da comissão anterior.

De acordo com a Associação Brasileira de Psicopedagogia, existem cerca de 100 mil psicopedagogos formados no Brasil. São profissionais que não atuam somente nas escolas, mas em diferentes instituições. Segundo o relator, com a regulamentação da atividade, cria-se uma identidade e exige-se dos profissionais a ética e a formação necessárias para que possam desempenhar com competência seu ofício.

O Psicopedagogo  identifica problemas de aprendizagem e potencializa  o aprendizado, considera os fatores sociocultural  do aprendiz ou paciente.
Requer conhecimentos específicos de várias áreas incluindo também:
Psicologia Social
Psicologia Genética
Psicanálise.

ROTEIRO PARA  ELABORAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Proposta para  as  modalidades: Institucional e Clínica.
1.Identificação   e Caracterização  da Instituição
2.Registro da queixa
      a) Institucional: Olhar  para o grupo, para a Instituição.
      b) Clínica: Olhar para o aluno ou paciente
3.Elaboração de hipótese ( primeira das muitas ...
4.  a)Institucional: Aspectos relacionados com o grupo e com o gestor do grupo
      b) ´Clínica: Aspectos relacionados com  o paciente  dentro do lócus observado
5.Entrevista com o Professor regente /ou  outro profissional e registro da  queixa   para  exposição dos motivos;
     a) Problematizar a questão
     b) Observação e análise do  sintoma
     Institucional: Se na escola , observação da aula, do grupo;
     Clínica: Observação do aluno ou paciente.
6. Adotar uma metodologia  que permita desenvolver a análise
    de forma clara e objetiva, mas que tenha relação com o que
    você   acredita.  Pode utilizar:
  a) EOCA (  entrevista operativa  centrada na aprendizagem)
  b) Caixa lúdica
  c) Caixa de Trabalho
  d) Anamnese
  e) dinâmicas 
   Institucional: Demonstrar  para o gestor da sala, que tem conteúdos que precisam ser inseridos de forma diferenciada;
   Clínica: Especificar como deve desenvolver com o aluno ou paciente.
7. Analise documentos  como: Relatórios (professor e gestores,
    prontuário  do aluno  (Clínica) para buscar informações sobre 
   o mesmo);
    Documentos que apontam  como a Instituição se organiza
    Exemplo: Projeto Político Pedagógico e outro que a instituição dispuser.
8. Faça registros descritivos dos encontros realizados,  desde o
    primeiro contato.
9.Construa o parecer Psicopedagógico;
10. Apresente proposta de intervenções;
     Exemplo:  Institucional: Quais os ´procedimentos que podem ser
   apontados para melhorar a qualidade das relações.
   ´Clínica:  Especifica centrada  no aluno ou paciente.
11.Devolutiva para a Instituição.
O estágio   pela metodologia  apresentada, nos concede

literatura  que  nos permite classificá-lo de estudo de caso  e pode   ser feito em instituições escolares, ONGs, da Saúde...

O estudo de caso “é uma vertente da pesquisa qualitativa. Como descreve Yin (2005, p.19) em geral, os estudos de caso representam a estratégia preferida quando se colocam questões do tipo “como” e “por que”, quando o pesquisador  tem pouco controle sobre os acontecimentos e quando o foco se encontra em fenômenos contemporâneos inseridos em algum contexto da vida real”.
Realizá-lo, requer uma metodologia  sistematizada e um compromisso investigativo.
Síntese do material da aula para o Curso de Pós-graduação que ministrei  hoje, num polo da Grande São Paulo.
Irene Fonseca

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