Educar e Criar

Seja Bem vindo, sua participação é muito importante !

Seguidores

8 de abril de 2011

O Jeito fazer educação no Brasil.





Infelizmente, os governantes, procuram proclamar a ideologia de que a escola é responsável pela educação e formação da criança.


Alegam que os professores precisam “educar”, transferindo para esses profissionais todas as responsabilidades que deveriam ser cumpridas pela família.


Ainda o governo cria bônus para as escolas que apontam melhores desempenho, marginalizando os profissionais cuja escola não apresenta índices satisfatórios.


Mais uma vez, o profissional da educação, responde pela falta de educação e de comprometimento de sua clientela que muitas vezes não têm apoio de seus familiares por esses acreditarem na fala dos dirigentes, de que a escola é responsável pela educação, porquanto que os pais não têm nada para ensinarem.


A violência na escola é resultado de uma família desestruturada e descompromissada que acredita na função escolar, como espaço para guardar suas crianças, enquanto os mesmos vão para o trabalho ou outros afazeres do cotidiano.


Os governantes, ao se referirem ao profissional da educação,o descrevem de forma pejorativa, com a função de babá, ou talvez babaca.


A escola brasileira é um lócus que tem por função, transformar, através de uma educação que forme cidadãos conscientes e críticos, trabalhando com o auxílio da família, da sociedade e do poder público.


A escola não deve ser caracterizada como um depósito de crianças, e sim como um espaço de construção do conhecimento, que se utiliza do trabalho científico e humanista.


O governo brasileiro, apresenta uma escola sem infra-estrutura, os banheiros fedem, há uma escassez de funcionários, gestores são “pau pra toda obra”, são “apagadores de incêndio” e ainda há quem espera uma escola de tempo integral.


As famílias brasileiras, precisam se conscientizarem da função da família e cobrar dos governantes , uma escola que cumpra suas funções; com material pedagógico, funcionários e principalmente, vagas para a população escolar que se encontra fora da mesma.


Não adianta enganar a população, culpando gestores e professores, por uma educação descomprometida, cujo objetivo parece não ser melhorar.


Para ganhar votos, eles prometem escola de período integral.






Irene Fonseca


(imagem-jpg)

2 comentários:

  1. concordo plenamente com vc sabe tenho tres filhos se eu nao educasse des de pequeno que seria deles agora faço o que gosto lidar com crianças principalmente aqueles que muita gente fala que nao tem mas jeito faço diferente dou meu amar de amiga pra cada um que conheço por esse motivo estudo a melhor de todas pedagogia agradeço por me enviar algo sobre redesoacial na educaçao valeu

    ResponderExcluir
  2. minha duvida e como e ser uma professora das era atual que nem todas as crianças tem acesso a famoza tecnologia em casa

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e suas dúvidas.
Responderei assim que possível.
Obrigada pela visita.