Makarenko e a educação
Makarenko nasceu em 1888 na Ucrânia. Professor por formação, Makarenko adepto do comunismo, após a revolução russa é nomeado diretor de uma escola de menores abandonados e de infratores jovens.
Lá, na Colônia Gorki, Makarenko aplicava o que ele própria intitulava de Pedagogia Marxista. Sua pedagogia visa formar verdadeiros proletários, homens conscientes de sua real situação. Na Colônia Gorki alternam-se as funções do exercício de comandar e de ser comandado, alterna-se também, a ação individual e coletiva, decisões importantes são tomadas coletivamente, de forma a que os alunos vivam realmente o Socialismo. Makarenko tinha a convicção de que o sucesso da educação dependia da capacidade do sujeito de se auto-corrigir. Makarenko educava à base do trabalho produtivo e não lúdico com o objetivo de formar trabalhadores conscientes e homens de ação. O homem comunista segundo ele, não seria individualista mas um homem coletivo. Os jovens eram preparados para qualquer tipo de ação através de ginástica militar, jogos bélicos, desfiles, exercícios táticos ... A combatividade do homem marxista tinha sua própria ética; toda ação em prol da coletividade e não do indivíduo isolado poderia ser legitimada. Segundo Makarenko, o ideal da educação marxista era educar o homem para o combate e para a coletividade, isto é, para combater pelo bem comum. Os alunos da Colônia Gorki viviam em função da coletividade. O trabalho, para o marxismo, não tem somente um valor econômico mas é parte importante na formação do homem. Pelo trabalho, o homem-indivíduo se transforma no homem-comunista. Makarenko nega os Centros de Interesse baseados no interesse do indivíduo. Para ele o que importa são os interesses da comunidade. A responsabilidade e a participação comunitárias no trabalho, são, segundo Makarenko, as unidades essenciais ao trabalho educativo. Makarenko buscava através deste tipo de educação a sociedade marxista ideal, uma sociedade sem luta de classes, sem alienações e sem contradições, à base da solidariedade. O pedagogo russo Makarenko define a educação como um processo social de tomada de consciência de si próprio e do meio que nos cerca. Educar para ele é socializar pelo trabalho coletivo em função da vida comunitária. Hoje, no mundo pós moderno, a pedagogia repousa sobre o individualismo. A utopia de Makarenko perde cada vez mais espaço. Maiores informações sobre Makarenko poderão ser encontradas em:
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Nossa proposta é compartilhar um pouco daquilo que acreditamos e repensar a prática através de um processo reflexivo contínuo. (Irene Fonseca) Contabilista,Pedagoga,Especialista em Didática, Psicopedagoga ( Institucional e Clínica) Escritora, poetisa, Terapeuta Holística, Mestre Reikiana e Psicanalísta.
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19 de agosto de 2012
Makarenko.
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