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7 de janeiro de 2013

O Papel do Diretor.

Como um maestro, o líder da equipe concilia o trabalho pedagógico com o administrativo

É possível fazer uma comparação entre o trabalho de um maestro e o de um diretor de escola. Ambos são líderes e regem uma equipe. O primeiro segue a partitura e é responsável pelo andamento e pela dinâmica da música. O segundo administra leis e normas e cuida da dinâmica escolar. Os dois servem ao público, mas a platéia do "regente-diretor" não se restringe a bater palmas ou vaiar. Ela é formada por uma comunidade que participa da cena educacional.
Mais do que um administrador que cuida de orçamentos, calendários, vagas e materiais, quem dirige a escola precisa ser um educador. E isso significa estar ligado ao cotidiano da sala de aula, conhecer alunos, professores e pais. Só assim ele se torna um líder, e não apenas alguém com autoridade burocrática. há três perfis básicos nessa função:
O administrador escolar — mantém a escola dentro das normas do sistema educacional, segue portarias e instruções, é exigente no cumprimento de prazos;
O pedagógico — valoriza a qualidade do ensino, o projeto pedagógico, a supervisão e a orientação pedagógica e cria oportunidades de capacitação docente;
O sócio comunitário — preocupa-se com a gestão democrática e com a participação da comunidade, está sempre rodeado de pais, alunos e lideranças do bairro, abre a escola nos finais de semana e permite trânsito livre em sua sala.
Como é muito difícil ter todas essas características, o importante é saber equilibrá-las, com colaboradores que tenham talentos complementares. Delegar e liderar devem ser as palavras de ordem. E mais: o bom diretor indica caminhos, é sensível às necessidades da comunidade, desenvolve talentos, facilita o trabalho da equipe e, é claro, resolve problemas.

O que ele faz

Incentiva iniciativas inovadoras.
Elabora planos diários e de longo prazo visando à melhoria da escola.
Gerencia os recursos financeiros e humanos.
Assegura a participação da comunidade na escola.
Identifica as necessidades da instituição e busca soluções.

Quer saber mais?

BIBLIOGRAFIA

Administração Escolar, Vítor Henrique Paro, 175 págs., Ed. Cortez.SP.

Gestão da Escola Fundamental, Unesco/MEC, 176 págs., Ed. Cortez. SP.

O Que É Burocracia?, Fernando C. Prestes Motta, 112 págs., Ed. Brasiliense,. SP.
Quando Tudo Começa (Ça Commence Aujourd’hui), França,(filme).

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                                                imagens: moodle.apvm.net

                                                    Irene Fonseca



1 de janeiro de 2013

Texto.(É uma criação de 2012)





Textos são palavras, aglutinadas, organizadas,
Que exprimem uma mente e um coração.
Textos são palavras experimentadas,
Que apontam um código,
Que identifica a criação.
Textos são lições
Que tiramos da gaveta da escrivaninha,
E deixamos encima da mesa,
Para retratar nosso Ser.
Pura emoção!
Textos, expressam;
Dor, melancolia, angustia, euforia, amor e
Muita sublimação.
Texto é luz, é fantasia,
É a expressão pura das
Tristezas e alegrias,
Que saem em letrinhas aglutinadas,
Em busca de olhares,
Que compreendam
 
Sua extensão.
Em troca, as guarde,
 
Próximo ao coração.
Texto, revela sabedoria, hipocrisia,
Não sei quanta lição.
Texto é algo sublime!
Que permite ao homem,
Revelar o que guarda,
No fundo do porão.
Sua consciência enternecida,
Permiti abrir o baú,
E lançar as lembranças ,
Esquecidas no fundo do coração.

Irene Fonseca