Educar e Criar

Seja Bem vindo, sua participação é muito importante !

Seguidores

4 de julho de 2012

Agradecimentos pelas 4.000 visitas!

                                                                                             

Agradeço por você ter passado na minha página e tirado alguns minutos do seu tempo, para estar comigo!



Alfabetização de Adultos


Objetivos:
Proporcionar ao educando, um ambiente social, onde ele possa integrar-se como membro ativo do processo ensino-aprendizagem.
Estimular o espírito criativo, reconhecendo seus valores morais, políticos, sociais e religiosos.
Propiciar encontros com a realidade que o cerca, partindo do conhecimento da comunidade em que atua.
Desenvolver comportamento social, visando a participação do cidadão através do desenvolvimento do espírito crítico.
Valorizá-lo no exercício profissional, sensibilizando-o a conhecer melhor o mundo do trabalho e as leis que o regem.


Procedimentos:

Visando o interesse do educando, devemos interagir em seu meio social, para conhecermos a sua realidade.
Realizar a construção do conhecimento, partindo de situações concretas, permitir que o aluno  participe ativamente, valorizando as experiências que ele deve ser encorajado a expor.
Partir das técnicas desenvolvidas por "Paulo Freire", que valoriza a palavra geradora, abrindo um leque de oportunidade para que seu pupilo, não só aprenda como produzir a palavra e seus derivados, como também possa discutir o emprego da palavra geradora no contexto social e político.
Exemplificando: Se vou trabalhar a palavra  Vida, vou motivá-los a falar sobre a vida, não só pessoal, como também da sociedade, e depois vou introduzí-los no mundo da escrita, através nesse primeiro momento da palavra chave ou geradora, "vida". Sucessivamente vou realizando o mesmo trabalho com outras palavras e ampliando o vocabulário dos alunos.

Exemplo:
Palavra geradora Família
fa fe fi fo fu
a   e  i  o   u
ma me mi mo mu
la le li lo lu
Vejamos algumas palavras que podemos formar:
fala - falo - lia - feio - falei - foi - ala - leu - ele - folia - ola - mala - fuma - mola - lama

Avaliação:

Deve ser continua e valorizar todos os progressos apresentados pelo educando.
Ele deve saber o que avaliamos, como avaliamos  e porque avaliamos.

Não podemos esquecer  que a avaliação também aponta as nossas falhas, portanto avaliar é uma técnica que aponta para dois caminhos.

Irene Fonseca

(imagem - www.projetomemoria.art.br/paulo freire)