Educar e Criar

Seja Bem vindo, sua participação é muito importante !

Seguidores

19 de agosto de 2012

Makarenko.




Makarenko e a educação
Makarenko nasceu em 1888 na Ucrânia. Professor por formação, Makarenko adepto do comunismo, após a revolução russa é nomeado diretor de uma escola de menores abandonados e de infratores jovens.

Lá, na Colônia Gorki, Makarenko aplicava o que ele própria intitulava de Pedagogia Marxista. Sua pedagogia visa formar verdadeiros proletários, homens conscientes de sua real situação. Na Colônia Gorki alternam-se as funções do exercício de comandar e de ser comandado, alterna-se também, a ação individual e coletiva, decisões importantes são tomadas coletivamente, de forma a que os alunos vivam realmente o Socialismo.

Makarenko tinha a convicção de que o sucesso da educação dependia da capacidade do sujeito de se auto-corrigir. Makarenko educava à base do trabalho produtivo e não lúdico com o objetivo de formar trabalhadores conscientes e homens de ação.

O homem comunista segundo ele, não seria individualista mas um homem coletivo.

Os jovens eram preparados para qualquer tipo de ação através de ginástica militar, jogos bélicos, desfiles, exercícios táticos ...

A combatividade do homem marxista tinha sua própria ética; toda ação em prol da coletividade e não do indivíduo isolado poderia ser legitimada. Segundo Makarenko, o ideal da educação marxista era educar o homem para o combate e para a coletividade, isto é, para combater pelo bem comum.

Os alunos da Colônia Gorki viviam em função da coletividade. O trabalho, para o marxismo, não tem somente um valor econômico mas é parte importante na formação do homem. Pelo trabalho, o homem-indivíduo se transforma no homem-comunista.

Makarenko nega os Centros de Interesse baseados no interesse do indivíduo. Para ele o que importa são os interesses da comunidade.

A responsabilidade e a participação comunitárias no trabalho, são, segundo Makarenko, as unidades essenciais ao trabalho educativo.

Makarenko buscava através deste tipo de educação a sociedade marxista ideal, uma sociedade sem luta de classes, sem alienações e sem contradições, à base da solidariedade.

O pedagogo russo Makarenko define a educação como um processo social de tomada de consciência de si próprio e do meio que nos cerca. Educar para ele é socializar pelo trabalho coletivo em função da vida comunitária.

Hoje, no mundo pós moderno, a pedagogia repousa sobre o individualismo. A utopia de Makarenko perde cada vez mais espaço.

Maiores informações sobre Makarenko poderão ser encontradas em:
  • Le livre des parents, Berlin, 1956.
  • Poème Pédagogique, Moscou, sem data.
  • Fullat. O La pedagogia a la Unió Soviética, Ediciones Nova Terra, Barcelona, 1964.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e suas dúvidas.
Responderei assim que possível.
Obrigada pela visita.