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25 de agosto de 2011

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7 de agosto de 2011

O educador e o jurista


A educação brasileira vive uma longa e dolorosa crise, o mundo contemporâneo, o avanço tecnológico e a falta de limites que tem esvaziado  os padrões morais e éticos, comprometendo as relações sociais e educacionais.
            A legislação educacional, tem por  finalidade o pleno desenvolvimento do educando e para  isso se apóia num conjunto de normas, princípios, leis e regulamentos que visam sobre o Direito Educacional, que orientam os educadores para o cumprimento de suas funções.
            O educador é um profissional do Magistério que nos dias atuais, não pode limitar-se a desenvolver um trabalho puramente acadêmico, a sociedade exige um  novo paradigma; um indivíduo comprometido com a Legislação educacional e com a transdisciplinaridade  para atender a demanda da sala de aula.
            Os  gestores da educação, precisam contextualizar os discursos dos  juristas em relação ao  Direito Educacional, procurando atualizações constantes de novas habilidades, para melhor orientarem   seus funcionários, seu quadro docente e estabelecerem relação com a comunidade.
            Trata-se de uma nova visão de gestão educacional que ultrapassa a Pedagogia.
            O jurista é um cientista que analisa e  interpreta as leis, zelando pelo cumprimento das  mesmas.
            Cabe a este profissional contribuir para a construção de uma teoria prática do Direito Educacional e promover um debate com os educadores e profissionais do direito, sobre  a relação do Direito com a Educação.
            O educador tem que garantir sua prática pedagógica em consonância com a legislação, sem perder seu dinamismo.
            O objetivo deste texto é possibilitar debates sobre  a prática pedagógica e a aplicação da legislação.
 Irene Fonseca
(imagens: nisiojpg)   (foto de Anísio Teixeira- foi um educador e jurista)